INOVAR SAÚDE | ARTIGOS | A Importância da Alimentação Saudável Durante a Gestação






A Importância da Alimentação Saudável Durante a Gestação

A Importância da Alimentação Saudável Durante a Gestação

A gravidez é uma fase da vida onde sofre modificações fisiológicas no organismo materno, aumentando assim as necessidades nutricionais para suprir o seu organismo e proporcionar um crescimento e desenvolvimento ideal para o bebê. Portanto devemos ter um planejamento e uma preocupação dobrada com a alimentação, ela deve ser equilibrada, balanceada e de qualidade.


Durante a gestação, existe uma maior demanda de calorias, para suprir as necessidades nutricionais da mamãe e do feto. Essas calorias, vão ser retiradas dos grupos alimentares, são eles: carboidratos, proteínas, lipídeos, fibras, vitaminas e minerais. Além disso, a hidratação é muito importante para uma boa qualidade de vida, podemos nos hidratar de água, água de coco e água saborizada.


Quando pensamos em uma alimentação saudável na gestação, devemos fazer algumas subdivisões em alimentos permitidos e alimentos evitados.


Alimentos permitidos, são eles carnes, frangos, ovos, peixe, leite e derivados, cereais e de preferência integral, leguminosas, frutas, verduras e legumes. Sempre preferindo os alimentos in natura ou minimamente processados.

Alimentos evitados, são industrializados no geral, refrigerante, doces, fast food, cafeína, álcool e adoçantes, ou seja, diminuindo o consumo de processados e ultraprocessados.


A cafeína é um estimulante do sistema nervoso, que deve ser reduzido o consumo na gravidez, pois pode gerar alguns problemas no desenvolvimento e crescimento do feto, como redução do crescimento fetal, prematuridade, restrição de crescimento intrauterino, baixo peso ao nascer, aborto espontâneo e má-formações. É possível encontrar em alguns produtos como café, chocolates, refrigerantes, guaraná, chá, cacau e em alguns medicamentos.


Portanto uma alimentação saudável na gestação é de extrema importância para sua saúde e para que o crescimento e desenvolvimento do seu filho seja saudável. 


Esse foi nosso post de hoje sobre alimentação saudável na gestação. Vamos fazer mais duas partes complementando esse tema, dividindo os grupo alimentares. Aguardem os próximos dias!


Lembrou de alguma gestante? Compartilhe com ela este artigo. 

 

 

MAIS LIDAS

Inchaço pós-cirurgia plástica

Terapias Manuais x Massagens

Saiba como prevenir a trombose pós-cirurgia

Os benefícios e os cuidados de praticar o alongamento

7 alimentos que combatem a ansiedade

Remédios para dormir podem levar à depressão e pressão alta

Afinal, quais os benefícios da drenagem linfática manual?

Saiba porque espreguiçar é tão bom 

Brutus acompanha (com atenção) sessão de Drenagem Linfática


SE INSCREVA NA NEWSLETTER E RECEBA NO SEU E-MAIL AS NOVIDADES DO BLOG SAÚDE ETC E TAL!