INOVAR SAÚDE | ARTIGOS | A importância da fisioterapia para o pós-operatório de cirurgia plástica






A importância da fisioterapia para o pós-operatório de cirurgia plástica

A importância da fisioterapia para o pós-operatório de cirurgia plástica

Quando o assunto é pós-operatório de cirurgia plástica, sempre é bom ficar muito atenta ao local e profissional que cuidará de você!

Oferecer o suporte necessário em todas as fases da Cirurgia Plástica é fundamental. Ainda mais quando se inicia o período de recuperação. Um bom pós-operatório:

- Possibilita a reintegração mais rápida às atividades cotidianas do paciente.

- Promove alívio das dores;

- Auxilia a regeneração dos tecidos;

- Diminui o inchaço;

- Melhora a sensibilidade local;

- Reduz e elimina aderências e fibroses;

- Reduz inflamação;

- Cuida de todo o processo de cicatrização.

Imagina o receio e a preocupação de ter complicações por causa de um pós-operatório ruim. Você não quer passar por esse sufoco, não é mesmo? 

Então, você deve estar se perguntando: e como escolher o melhor tratamento??? Porque o resultado ideal da minha cirurgia plástica, vai depender grande parte do tratamento no pós-operatório. Bingooo!!! Você está certíssima se estiver pensando assim!!!

Então, vou contar que existem diferentes técnicas para prevenir e cuidar de aspectos como cicatrizes inestéticas, fibrose, hematomas e inchaço. A reabilitação poderá envolver diferentes tipos de procedimentos, que serão decididos após uma avaliação fisioterapêutica criteriosa. Esses tratamentos também promovem uma recuperação imensamente mais rápida e confortável do paciente. 

Calma, vou explicar rapidamente um pouco de cada técnica que podemos utilizar:

Como a drenagem linfática manual vai me ajudar na recuperação

A drenagem linfática talvez seja o tratamento pós-operatório mais conhecido e recomendado pelos médicos por auxiliar na eliminação do inchaço, promovendo alívio da dor, mal estar e colaborando na conquista do resultado ideal da cirurgia. Mas engana-se se você acha que só a drenagem linfática é utilizada para reabilitar! Isso foi no passado, as vezes ela nem é utilizada na sessão.

Taping linfático auxilia na prevenção da fibrose

O Taping linfático são fitas adesivas de material, textura e elasticidade semelhante aos da pele, são colocadas logo após a cirurgia plástica, em regiões específicas e de diferentes formas e tamanhos. Ela irá gerar uma compreensão nas áreas descoladas e traumatizadas pela cirurgia diminuindo assim o “espaço morto” O uso do Taping linfático tem importante ação na contenção do inchaço, prevenção e melhora dos hematomas, equimoses e fibrose.

Dê ouvidos a fisioterapeuta na hora das orientações

Com a preocupação em aliviar as dificuldades causadas pela cirurgia, é importante informar e orientar o paciente quanto as atividades diárias, o uso de malha compressiva e os cuidados alimentares, pois esses fatores também são essenciais em todas as cirurgias desde o pré-operatório até o término do pós-operatório da cirurgia plástica.

A visão holística de todo o processo 

Cuidar do resultado da cirurgia plástica como uma verdadeira reabilitação, com uma visão holística de todo o processo do pós-operatório, conseguimos resultados mais positivos no tratamento. Por isso, que a inserção de terapia manual, alongamentos, ultrassom, radiofrequência, entre outras técnicas irão depender do período do pós-operatório, das necessidades individuais de cada paciente e da avaliação da fisioterapeuta.

Apesar da Cirurgia Plástica não ser algo complexo, é preciso ter atenção nos detalhes. Por isso, os atendimentos devem ser feitos individualmente e com tratamentos personalizados para que você passe por tudo isso de forma mais segura, rápida e, claro, confortável. Para saber mais sobre a recuperação, leia nosso E-book do Pós-operatório de Prótese de Mama e Mamoplastia, um Guia Simples e Prático.

Fuja de tratamentos estéticos milagrosos! Isso não serve para pós-operatório de nenhuma cirurgia plástica. Seu sonho da cirurgia é muito importante e merece um cuidado à altura dessa importância! Fique Atenta! 

E qualquer dúvida é só nos chamar no Whats!


Lembrou de alguma amiga que fez ou vai fazer cirurgia plástica? Compartilhe com ela este artigo e entre em contato conosco, clicando logo abaixo.... 

Agende sua sessão hoje mesmo! Clique Aqui (11) 97316-9546 e converse com a gente!

Pra Você, na sua Casa 

 

MAIS LIDAS

Inchaço pós-cirurgia plástica

Quando usar a drenagem linfática no pós-operatório de cirurgia plástica

Saiba como prevenir a trombose pós-cirurgia

A importância da alimentação saudável durante a gestação

7 alimentos que combatem a ansiedade

Inchaço pós cirurgia plástica

Afinal, quais os benefícios da drenagem linfática manual?

Saiba porque espreguiçar é tão bom 

Brutus acompanha (com atenção) sessão de Drenagem Linfática


____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Autoras: Dra. Diamani Caran (CREFITO-7-6363-F) é Fisioterapeuta Ortopédica, Traumatológica e Dermato Funcional e Dra.Pâmela Bulgarelli é Fisioterapeuta Reumatológica e Dermato Funcional (CREFITO-3/109947-F), ambas diretoras da Inovar Saúde.


 

SE INSCREVA NA NEWSLETTER E RECEBA NO SEU E-MAIL AS NOVIDADES DO BLOG SAÚDE ETC E TAL!