AFINAL, QUAIS OS BENEFÍCIOS DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL?

AFINAL, QUAIS OS BENEFÍCIOS DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL?

A Dra. Diamani Caran e a Dra. Pâmela Bulgarelli, fisioterapeutas e diretoras da Inovar Saúde, contam um pouco sobre as maravilhas que a Drenagem Linfática promove no corpo e na auto-estima. 

A Drenagem Linfática é um método de massagem, feito com pressões suaves sobre a pele, sem pressionar os músculos.

“Essa pressão é aplicada de forma leve, suave, rítmica, lenta e precisa, com o objetivo de melhorar as funções básicas do sistema circulatório linfático, através da mobilização do líquido presente dentro dos vasos linfáticos, a linfa”, explica Diamani.

Benefícios da Drenagem Linfática 

. Eliminação do acúmulo de líquido no corpo e dos inchaços naturais ou provocados por traumas; . Melhora da circulação sanguínea e linfática; 

. Auxiliar na eliminação de ocasionais dores no corpo; 

. Ativação das trocas metabólicas, proporcionando o equilíbrio do corpo; 

. Melhora da harmonia estética do contorno do corpo, combatendo a celulite e gordura localizada; 

. Promoção da hidratação da pele e desobstrução e eliminação dos detritos dos orifícios cutâneos; 

. Melhora da imunidade.



Dentre as aplicações da Drenagem Linfática, em Gestantes e Pós-Parto traz benefícios extraordinários.

“Na gestação é bem indicada, pois alivia os inchaços típicos, promove o relaxamento, estimula a lactação e preparo das mamas para a amamentação e previne varizes, celulite e estrias.

Pode ser combinada com exercícios de alongamento e finalizada com massagem em pontos de tensão”, comenta Pâmela.

“Uma das demandas mais frequentes na Inovar é a Drenagem Linfática no Pós-Operatório”, continua. Após qualquer cirurgia plástica, alguns cuidados são importantes para garantir o sucesso na recuperação, pois normalmente se retém uma quantidade de líquido maior do que o corpo consegue drenar.

Aí entram os benefícios da drenagem linfática, que aliada ao ultrassom (atua na redução da formação de edema/inchaço e da fibrose) e da liberação tecidual funcional, reduzi a retenção hídrica, melhora a circulação sanguínea e, consequentemente alivia as dores. A eficiência de uma cirurgia plástica depende de um excelente acompanhamento no pós-operatório.

A Drenagem é aplicada também para Distúrbios Vasculares. Os problemas circulatórios provocam sensação de peso nas pernas, varizes, varicosidades e, em alguns casos, podem causar inchaço.

Nos casos de doenças circulatórias, a Drenagem Linfática Manual pode atenuar o edema e prevenir complicações, acelerando a circulação e permitindo uma melhor eliminação das toxinas. Após uma intervenção, como a escleroterapia (tratamento destinado à eliminação de vasinhos) e a cirurgia de varizes, a Drenagem auxilia na reeducação do sistema linfático, prevenindo uma recorrência de comprometimentos circulatórios e minimizando o edema e a dor.

“Por tais benefícios é uma técnica amplamente utilizada. Trata-se de um processo seguro, eficaz, de resultado bastante satisfatório”, garante Diamani.

Porém, ela orienta que o procedimento DEVE SER EXECUTADO POR FISIOTERAPEUTA ESPECIALIZADO, pois os movimentos quando mal executados podem disseminar infecções, aumentar processos inflamatórios e até provocar o deslocamento de coágulos.

“Fique atenta!”, finaliza.


Quer saber mais sobre Drenagem Linfática e conhecer todos os tratamentos da Inovar Saúde disponíveis para você, realizados no conforto da sua casa, no seu melhor horário?

Aproveite, fale agora e garanta o seu horário pelo WhatsApp 11.97316-9546.


Gostou da dica? Compartilhe!


MAIS LIDAS

Alongamento de pernas - o queridinho dos personais, para você fazer em casa

Um simples passeio com seu dog pode trazer muitos benefícios para a sua saúde

Brutus acompanha (com atenção) sessão de Drenagem Linfática




Dra. Diamani Caran (CREFITO-7-6363-F), Fisioterapeuta Ortopédica, Traumatológica e Dermato Funcional e Dra. Pâmela Bulgarelli (CREFITO-3/109947-F), Fisioterapeuta Reumatológica e Dermato Funcional.

Fotos: Camila Gaspar Alcântara, em sessão de Drenagem Linfática com a Fisioterapeuta  Magda Calderolli (CREFITO-3/131423-F), em 24/11/2017.


SE INSCREVA NA NEWSLETTER E RECEBA NO SEU E-MAIL AS NOVIDADES DO BLOG SAÚDE ETC E TAL!