Alongamento de pernas - o queridinho dos personais para você fazer em casa
É chatinho, né? Mas os alongamentos para pernas reduzem a tensão muscular, previnem eventual desgaste muscular e nas articulações, aumentam o fluxo sanguíneo, melhoram o equilíbrio do corpo e a circulação, além de aliviarem a tensão muscular do dia-a-dia.
Além disso, fazer exercícios de alongamento antes do início de uma sessão de atividade física é super importante, na medida que deixa o corpo mais flexível e diminui as chances de lesão durante a prática.
Da mesma forma, o alongamento feito após a sessão de exercícios ajuda os músculos a voltarem ao seu tamanho normal, e promovem um alívio de uma dor que possa ter aparecido.
Convencidos? Hahaha... sem mais delongas, vamos direto à prática! São três exercícios fáceis que você pode fazer em casa, todos os dias.
1. Com a mão posicionada na parte de trás do joelho, puxe a perna em direção ao peito e mantém por 30 segundos. Repita 2 vezes com cada uma das pernas.
2. Com as mãos posicionadas na parte de trás do joelho, puxe as duas pernas em direção ao peito e mantém por 30 segundos. Repita 2 vezes.
3. Com o auxílio de uma toalha, lençol ou faixa, puxe uma das pernas para cima com o joelho esticado, outra perna deve ficar flexionada. Mantém a perna esticada por 30 segundos. Repita 2 vezes com cada uma das pernas.
Atente para os seguintes detalhes:
. O alongamento deve ser realizado dentro de uma zona de conforto, forçar o músculo pode trazer dores, rigidez e tensão. Não exagere. Respeite seus limites.
. Caso sinta dores, recue um pouco, não é saudável.
. Relaxe e respire normalmente, não é recomendável prender a respiração durante a atividade.
. Alongue igualmente os dois lados do corpo.
. Se pratica atividades regularmente, pode-se alongar até 3 vezes por semana, se é sedentário, é bom que faça a atividade todos os dias, ou até 2 vezes por dia.
. Não alongue se tiver lesionado, a menos que seja por orientação médica ou de algum profissional de fisioterapia.
Algumas pessoas muito entusiasmadas tendem a embarcar em um programa de alongamento, mas em seguida, saem depois de duas semanas, porque não tem benefícios imediatos.
Seja paciente e consistente, pois alongamentos tendem a ser uma parte mais parada de treinos e os efeitos dificilmente perceptíveis.