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COMO EVITAR QUE O INCHAÇO DURANTE A GESTAÇÃO NÃO SEJA UM AGRAVANTE!

COMO EVITAR QUE O INCHAÇO DURANTE A GESTAÇÃO NÃO SEJA UM AGRAVANTE!

Apesar de comum, o inchaço na gravidez merece atenção.  Isso porque, enquanto algumas mulheres sofrem com o problema por terem mais tendência, para outras gestantes indica algo mais sério. As gestantes, especialmente as que estão no final do segundo trimestre, costumam reclamar muito que suas pernas estão mais pesadas, que aquela sandália confortável já aperta os pés e que os anéis e pulseiras já não entram mais. Em períodos de calor intenso, a reclamação é ainda maior. Se o inchaço ocorre no início da gestação sem motivo aparente é sinal de alerta e pede uma conversa com o obstetra. 


O inchaço, acomete principalmente os membros inferiores no início do sétimo mês de gestação. Isso acontece pela retenção de líquidos normal da gravidez e pelo útero, que, acompanhando o crescimento do bebê, começa a comprimir os vasos localizados na região pélvica, o que impossibilita a circulação correta do sangue nas pernas que devem retornar ao coração. Devido essa resistência na circulação as paredes dos vasos sanguíneos extravasam causando um inchaço no local. Esses fluidos a mais também ajudam a preparar as articulações e tecidos pélvicos a serem abertos quando chegar o momento do parto. Eles são responsáveis por aproximadamente 25% do aumento de peso durante a gravidez. O mais comum é que o inchaço ocorra progressivamente ao longo do dia, intensificando-se no final da tarde e no começo da noite. É preciso se preocupar quando o inchaço estiver muito avançado ou quando for acompanhado de dores, aumento de temperatura e problemas de visão.


Alguns cuidados são recomendados para que o inchaço na gravidez não seja um agravante tão grande e que não venha impossibilitar a rotina normal da futura mamãe. Ter uma boa postura, por exemplo, um posicionamento correto na hora de dormir, usando um travesseiro entre as pernas pode ajudar a prevenir a compressão das veias. Além disso, realizar drenagem linfática, elevar os membros inferiores, evitar ficar de pé ou sentado por muito tempo, não usar roupas apertadas e sapatos de salto alto, praticar exercícios físicos (se autorizado pelo seu médico), ter uma alimentação mais saudável buscando não consumir industrializados, diminuir a ingestão de sal e beber muita água, também são opções que ajudam a aliviar o inchaço.


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