INOVAR SAÚDE | ARTIGOS | Não cometa esses 9 erros quando você fizer sua cirurgia!






Não cometa esses 9 erros quando você fizer sua cirurgia!

Não cometa esses 9 erros quando você fizer sua cirurgia!

Toda cirurgia plástica exige cuidados especiais no pós-operatório para garantir a conquista do resultado desejado.

O sentimento de imediatismo e de que os resultados já foram alcançados fazem com que muitos pacientes não sigam à risca as orientações pós-operatórias como seria necessário.

Você precisa entender que, ao decidir fazer uma cirurgia plástica, é necessário muito cuidado e paciência!

Vamos te contar os 9 principais erros cometidos e que podem comprometer o resultado.

1 - Se alimentar incorretamente

Consumir alimentos que prejudicam a produção de um colágeno de excelente qualidade, como: refrigerantes, frituras e, principalmente, açúcar, pode facilitar o surgimento de complicações como fibrose e cicatrizes inestéticas.

Os pacientes devem manter uma dieta saudável para melhorar a qualidade de vida e conservar por mais tempo o resultado das suas cirurgias, esse hábito não deve ser feito somente no pós-operatório imediato, mas por toda a vida.

2 - Não se movimentar

Assim como fazer esforço físico podem aumentar o edema, permanecer por muito tempo em posições estáticas, pode favorecer uma formação mais intensa do edema, além de aumentar o risco de trombose e embolia. O paciente deve se movimentar frequentemente e com baixa intensidade.

3 - Tomar sol

Tomar sol não é permitido enquanto houver equimoses, ou seja, roxidão, evitando assim o risco de manchar a pele e provocar alteração na cicatriz. A exposição ao sol de áreas com hematomas pode causar manchas crônicas na pele ou escurecimento das cicatrizes.

4 - Fazer esforço físico

A atividade física deve ser evitada por 30 a 45 dias. Os movimentos em excesso podem prejudicar a cicatrização e piorar o edema decorrente da cirurgia.

5 - Tomar bebidas alcoólicas

O uso de bebidas alcoólicas no pós-operatório deve ser evitado enquanto o paciente estiver fazendo uso de medicamentos, uma vez que o álcool poderá diminuir o efeito dos remédios usados para evitar infecções e aliviar a dor.

6 - Fumar

O cigarro deve ser evitado tanto no pré quanto no pós-operatório, em especial nos pacientes que fizeram cirurgia na face e abdômen. Ele causa a má cicatrização, podendo levar desde a reabertura da cicatriz até a morte dos tecidos operados devido à má irrigação sanguínea.

7 - Não tomar cuidado com a higiene

As cicatrizes devem receber atenção especial durante o banho para que o risco de contaminação seja praticamente zero e o processo de cicatrização não seja comprometido. O uso de sabonete neutro e secar corretamente as áreas é essencial para garantir a saúde no pós-operatório.

8 - Não usar a malha compressiva

A malha ajuda na acomodação da pele e no controle do inchaço, além de evitar pequenos sangramentos, o que promove um novo contorno corporal harmônico, mantendo a pele livre de irregularidades.

Lembrando que a cinta não deve estar muito apertada para não prejudicar a circulação do sangue, nem aumentar a pressão arterial e o edema, assim como, não prejudicar a respiração.

Uma malha muito apertada pode causar dobras, deixando o corpo marcado, promovendo a formação de fibrose e dores.

Ao mesmo tempo, é importante não deixar a cinta frouxa demais, nem formando pregas por estar muito grande ou larga. Não surgirá efeito algum!

9 - Não fazer fisioterapia pós-operatória

A fisioterapia é fundamental em todas as fases, ainda mais quando se inicia o período de recuperação. Uma boa reabilitação permite um retorno mais rápido às atividades cotidianas, promove o alívio das dores; auxilia na regeneração dos tecidos; diminui o inchaço; melhora a sensibilidade local; previne, reduz e elimina aderências e fibroses; reduz inflamação e cuida de todo o processo de cicatrização.

Fuja de tratamentos estéticos milagrosos! Isso não serve para pós-operatório de nenhuma cirurgia plástica. Seu sonho da cirurgia é muito importante e merece um cuidado à altura dessa importância!

 

Lembrou de alguma amiga que fez ou vai fazer cirurgia plástica? Compartilhe com ela este artigo e entre em contato conosco, clicando logo abaixo.... 

Agende sua sessão hoje mesmo! Clique Aqui (11) 97316-9546 e converse com a gente!

Pra Você, na sua Casa 

 

MAIS LIDAS

Inchaço pós-cirurgia plástica

Quando usar a drenagem linfática no pós-operatório de cirurgia plástica

Saiba como prevenir a trombose pós-cirurgia

A importância da alimentação saudável durante a gestação

7 alimentos que combatem a ansiedade

Inchaço pós cirurgia plástica

Afinal, quais os benefícios da drenagem linfática manual?

Saiba porque espreguiçar é tão bom 

Brutus acompanha (com atenção) sessão de Drenagem Linfática


_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Autoras: Dra. Diamani Caran (CREFITO-7-6363-F) é Fisioterapeuta Ortopédica, Traumatológica e Dermato Funcional e Dra.Pâmela Bulgarelli é Fisioterapeuta Reumatológica e Dermato Funcional (CREFITO-3/109947-F), ambas diretoras da Inovar Saúde.

SE INSCREVA NA NEWSLETTER E RECEBA NO SEU E-MAIL AS NOVIDADES DO BLOG SAÚDE ETC E TAL!