Oito dicas para preparar o corpo para o Carnaval

Oito dicas para preparar o corpo para o Carnaval

Que o Carnaval é a festa preferida do brasileiro ninguém duvida, né?

Seja nos bailes de salão, nos bloquinhos ou na Avenida, os foliões querem mesmo curtir os dias de folga e muito samba.

E haja fôlego para tanto tempo de comemoração!

Pensando no esforço físico que toda essa curtição exige, a diretora da Inovar Saúde, a Fisio Diamani Caran, dá oito dicas para você fazer bonito sem prejudicar o organismo.

1. Aqueça as turbinas: Quem não pratica exercícios com regularidade e se considera sedentário pode começar com caminhadas de três a quatro vezes por semana, com duração mínima de 30 minutos. Para quem não tem esse tempo, vale substituir o elevador por escada e intercalar períodos sentados e em pé com frequência.

2. Avance uma casa: Aqueles que já praticam caminhadas com frequência podem incluir pequenas corridas ou trotes no treino semanal.

3. Estique-se: Incluir alongamentos que não produzam dor é uma das atitudes que vão colaborar para que você não sofra ao final das comemorações. Foque nas pernas, pés e costas, já que são as partes do corpo mais exigidas quando o quesito é resistência.

4. Respeite-se: Todo mundo quer fazer bonito na avenida, mas de nada adianta muito samba no pé e nenhuma condição física. Fique atento a todos os sinais do corpo, exibicionismos podem causar lesões e acabar com a festa.

5. Coma direito: Dietas mirabolantes que prometem o corpo perfeito para o Carnaval podem não ser saudáveis. É importante manter a alimentação saudável e preferir comidas mais leves no dia de folia.

6. Bebeu água?! Tá com sede?! Beba água, antes, durante e depois das festas. Água de coco também é uma aliada na hidratação e pode ser ingerida nos treinos e também nos dias de folia. Se você ingerir bebida alcoólica, essas serão suas aliadas contra a ressaca.

7. Durma: Descansar também faz parte. Nada de tentar ficar os cinco dias acordado, além de não conseguir, você poderá estressar seu metabolismo ainda no começo do feriado e estragar todos os outros dias. Divida seus horários com moderação. Ao acordar, permaneça dez minutos deitado fazendo alongamentos com os pés e mãos, ativando a circulação.

8. Mantenha o ritmo: Não é porque o feriado acabou que a rotina de exercícios precisa acabar também.

Que tal aproveitar o ritmo de festa e cumprir a promessa de Ano Novo de se exercitar mais em 2018?


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Dra. Diamani Caran (CREFITO-7-6363-F) é Fisioterapeuta Ortopédica, Traumatológica e Dermato Funcional.

Imagem: Reprodução.



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