INOVAR SAÚDE | ARTIGOS | Os 5 maiores erros no pós-operatório de prótese de mama






Os 5 maiores erros no pós-operatório de prótese de mama

Os 5 maiores erros no pós-operatório de prótese de mama

Me conta uma coisa, você faz tudo certinho no seu pós-operatório? Segue as orientações do médico e da fisioterapeuta ?

Lembre-se que os cuidados no pós-operatório garantem retorno mais rápido às atividades e melhores resultados, ok?

Hoje vou colocar os 5 erros mais corriqueiros do pós-operatório de prótese de mama:

1 - Não movimentar o braço

A falta de movimentos do braço dificulta o retorno venoso, evita com que a articulação do ombro movimente-se, provocando aderências teciduais e articular, ocasionando dor. E, com o medo de mexer os braços, as pacientes acabam não utilizando-os na hora de sentar ou de se levantar da cama. Isso torna-se perigoso, pois a paciente pode perder o equilíbrio, por estar mais insegura e realizar algum movimento abrupto, e aí sim, fazer um esforço ou uma força além do permitido e prejudicar a cirurgia.

2 - Dormir de lado

Nos primeiros dias de pós-operatório, ao dormir de lado pode se provocar o deslocamento da prótese. Portanto, coloque travesseiros do seu lado na cama para evitar que durante a noite você sai da posição correta, que é dormir de barriga para cima.

3 - Sutiã cirúrgico muito apertado

Ainda tem pessoas que acham que quanto mais apertado melhor. Nada disso!!! Sutiã muito apertado irá prejudicar a circulação sanguínea e linfática, aumentando o inchaço pós-cirúrgico. E quando a cirurgia de prótese vem associada a lipoaspiração nas laterais da mama, uma compressão errada nessa região irá colaborar com a formação de fibrose.



Clique Aqui e Baixe o E-book com dicas do pós-operatório de prótese de mama


4 - Deixar de utilizar o sutiã cirúrgico 

É imprescindível a utilização do sutiã, conforme prescrição do seu médico. O implante no início não tem aquela cápsula de cicatrização que o organismo faz envolta dele, portanto a prótese pode se deslocar.

5 - Não hidratar a pele

Quando bem hidratada, a pele exerce sua função de proteção e evita a entrada de micro-organismos que podem causar infecções. A integridade da pele depende do processo de cicatrização, portanto, a desidratação pode também ocasionar a abertura de pontos, que chamamos de deiscência na cicatriz.


Por isso, vale lembrar que se você investiu no sonho da cirurgia, continue com esse investimento na sua recuperação e não coloque a perder o resultado!!!

Busque também por reabilitação da cirurgia com fisioterapeuta e não apenas por pacotes baratinhos de drenagem linfática.


Lembrou de alguma amiga que fez ou vai fazer cirurgia plástica? Compartilhe com ela este artigo e entre em contato conosco, clicando logo abaixo.... 


Agende sua sessão hoje mesmo! Clique Aqui (11) 97316-9546 e converse com a gente!

Pra Você, na sua Casa 

 

MAIS LIDAS

Inchaço pós-cirurgia plástica

Quando usar a drenagem linfática no pós-operatório de cirurgia plástica

Saiba como prevenir a trombose pós-cirurgia

A importância da alimentação saudável durante a gestação

7 alimentos que combatem a ansiedade

Inchaço pós cirurgia plástica

Afinal, quais os benefícios da drenagem linfática manual?

Saiba porque espreguiçar é tão bom 

Brutus acompanha (com atenção) sessão de Drenagem Linfática


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Autoras: Dra. Diamani Caran (CREFITO-7-6363-F) é Fisioterapeuta Ortopédica, Traumatológica e Dermato Funcional e Dra.Pâmela Bulgarelli é Fisioterapeuta Reumatológica e Dermato Funcional (CREFITO-3/109947-F), ambas diretoras da Inovar Saúde.



SE INSCREVA NA NEWSLETTER E RECEBA NO SEU E-MAIL AS NOVIDADES DO BLOG SAÚDE ETC E TAL!