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Profissional dá dicas para quem quer participar da Corrida de São Silvestre

Profissional dá dicas para quem quer participar da Corrida de São Silvestre

Já tradicional no calendário de eventos esportivos de fim de ano, a Corrida de São Silvestre reúne dezenas de milhares de atletas profissionais e amadores todos os anos. Para auxiliar quem quer começar a se preparar para a prova no dia 31 de dezembro.

A fisioterapeuta Pâmela Bulgarelli, da INOVAR SAÚDE, enumera 13 dicas para os participantes, que vão desde treinos para reconhecimento de trajetos e preparação física. Confira a seguir os tópicos mais importantes.

1. Marinheiros de Primeira Viagem:  Preparar-se meses antes da prova é muito importante. Inicie um treino em que você possa conhecer trajetos similares ao da prova;

2. Prepare seu corpo: Um treino adequado, acompanhado de um profissional especializado, vai garantir que seus músculos, sistemas cardiovascular e respiratório estejam saudáveis, garantindo sucesso no esporte e uma recuperação melhor após a corrida.

3. Um dia antes: Sono é fundamental! Durma bem, pelo menos 8 horas. Isso vai fazer seu corpo se preparar para o trabalho intenso e atípico que acontecerá.

4. Coma bem: Alimente-se corretamente, faça um café da manhã reforçado, um lanche da manhã com frutas, almoce cerca de 3 a 4 horas antes da largada. Prefira um prato nutritivo e bem distribuído, consulte um nutricionista para auxilia-lo a respeito das quantidades para o seu caso. Cerca de uma hora antes da corrida, faça um novo lanche.

5. Hidrate-se: Beber muita água é de extrema importância para manter o equilíbrio do seu corpo em provas desgastantes. Inicie a ingestão desde o café da manhã e mantenha durante todo o percurso.

6. Vista-se adequadamente: Use roupas confortáveis, que permitam a transpiração e, de preferência, que sejam claras. Faça uso do protetor solar e, se estiver sol, opte por usar um boné.

7. Cuidado com os pés: Nada de ir correr com o tênis que você acabou e comprar. O calçado já deve ter sido usado diversas vezes e deve conter uma estrutura firme em calcanhar que não permita movimentos inadequados durante a passada. Assim como um bom sistema de amortecimento, já que a prova é longa e o impacto grande.

8. Aqueça-se: Chegue com antecedência ao local da largada e inicie exercícios de aquecimento, isso promoverá um melhor desempenho e reduzirá os riscos de lesão.

9. Observe-se: Preste atenção em seu corpo e ritmo durante todo o percurso. Respeite seus limites nas subidas, curvas e trechos que exijam mais desempenho físico e mental.

10. Continue andando: Após o término da corrida, continue caminhando por, pelo menos,  cinco minutos. Assim, o corpo promoverá uma desaceleração gradual do ritmo cardíaco e de todos os sistemas envolvidos na atividade.

11. Alongue-se: Faça exercícios com tranquilidade, lembre-se de manter a postura e respire bem.

12. No caso de dor: Faça compressa gelada ou bolsa de gelo nas regiões que apresentarem mais dor ou cansaço. Lembre-se de proteger o local com uma toalha para evitar contato direto com a pele. O gelo é um anti-inflamatório natural e auxilia na prevenção e tratamento de processos dolorosos.

13. Nos dias seguintes: Hidrate-se e alimente-se corretamente após a corrida e nos dias seguintes. Não faça atividades que exijam grande esforço físico, apenas faça exercícios de carga leve para preservação e segurança do corpo.



Autor: G1 Santos, em 19/12/2015.

Imagem: Divulgação.

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