INOVAR SAÚDE | ARTIGOS | Quando usar a drenagem linfática no Pós-Operatório de Cirurgia Plástica?






Quando usar a drenagem linfática no Pós-Operatório de Cirurgia Plástica?

Quando usar a drenagem linfática no Pós-Operatório de Cirurgia Plástica?

Hoje em dia vemos muitas postagens dizendo que pós-operatório não é drenagem linfática, mas o que isso quer dizer??? Então, porque meu médico pede para eu fazer drenagem linfática?

 

Vamos lá.....primeiro vamos entender que o principal e maior objetivo da drenagem linfática é de reduzir o inchaço!

 

O inchaço pós-cirurgia plástica é completamente normal. Os edemas acontecem devido ao procedimento, que causa uma espécie de trauma nos tecidos em que foi realizado. Diante deste cenário, começa a se formar um processo inflamatório, que ocasiona o inchaço.

Através das manobras da drenagem linfática, elimina-se de forma mais rápida o líquido que se acumulou entre as células (inchaço) e consequentemente melhora a circulação sanguínea, favorece a nutrição celular, a oxigenação do tecido, alivia as dores, inflamação e acelera a cicatrização.

 

Portanto, podemos dizer que a drenagem linfática no pós-operatório é uma excelente aliada na recuperação para eliminar o inchaço.

Não devemos esquecer que através da avaliação da fisioterapeuta, será traçado um plano de tratamento, que irá variar e depender das características da área operada e adjacentes. E que num pós-operatório o foco é a reabilitação da cirurgia e não a realização de um tratamento estético. E que, em algum momento do pós-cirúrgico, além da drenagem linfática, outras técnicas de terapia manual , que são marcadas por sua alta eficiência, podem ser mais expressivas, principalmente na prevenção do surgimento de fibroses , retrações e aderências durante a cicatrização , induzindo uma boa recuperação e organização das áreas operadas.


Lembrou de alguma amiga que vai fazer ou que já fez a cirurgia? Compartilhe com ela este artigo e deixe seu comentário. 


MAIS LIDAS

Inchaço pós-cirurgia plástica

Terapias Manuais x Massagens

Saiba como prevenir a trombose pós-cirurgia

Os benefícios e os cuidados de praticar o alongamento

7 alimentos que combatem a ansiedade

Remédios para dormir podem levar à depressão e pressão alta

Afinal, quais os benefícios da drenagem linfática manual?

Saiba porque espreguiçar é tão bom 

Brutus acompanha (com atenção) sessão de Drenagem Linfática

 


Autoras: Dra. Diamani Caran (CREFITO-7-6363-F) é Fisioterapeuta Ortopédica, Traumatológica e Dermato Funcional, Certificada no Programa Fibrose Zero e diretora da Inovar Saúde

SE INSCREVA NA NEWSLETTER E RECEBA NO SEU E-MAIL AS NOVIDADES DO BLOG SAÚDE ETC E TAL!