Saiba como prevenir a trombose pós-cirurgia

Saiba como prevenir a trombose pós-cirurgia

A trombose é uma das complicações mais temidas de uma cirurgia e consiste na formação de coágulos (ou trombos) no interior dos vasos sanguíneos das pernas e pode surgir no pós-operatório de uma cirurgia, principalmente quando é complexa ou tem uma duração muito longa.

Isso ocorre porque a imobilização durante a cirurgia faz com que o sangue fique mais “grosso”, formando os coágulos. Na maior parte dos casos, isso acontece nas primeiras 48 horas de cirurgia, mas pode acontecer até o 7º dia do pós-operatório.


Para prevenir a trombose depois de uma cirurgia, o médico poderá indicar:

1. Caminhar assim que possível

O paciente operado deve caminhar logo que tenha pouca dor e não corra risco de a cicatriz romper, pois o movimento estimula a circulação do sangue e diminui o risco de trombos. 

2. Calçar meia elástica

O médico pode recomendar o uso de meias elásticas de compressão ainda antes da cirurgia, que devem ser usadas por um período de cerca de 10 a 20 dias, até que a movimentação do corpo ao longo do dia volte ao normal e já seja possível realizar atividades físicas, retiradas apenas para higiene do corpo.

3. Elevar as pernas

Esta técnica facilita o retorno do sangue ao coração, o que previne o acúmulo de sangue nas pernas e pés, além de diminuir o inchaço das pernas.

Quando possível, é orientado que o paciente movimente os pés e as pernas, dobrando e esticando cerca de 3 vezes ao dia. Estes exercícios podem ser orientados pelo fisioterapeuta ainda no hospital. 

4. Utilizar remédios anticoagulantes

Remédios que ajudam a prevenir a formação de coágulos ou trombos, podem ser indicados pelo médico.


Siga às orientações do seu médico e da sua fisioterapeuta no pós operatório e sempre informe qualquer sintoma que possa surgir durante a sua recuperação.


Gostou das dicas? Repasse, com amor :)

E se preferir, podemos te dar mais informações, inclusive sobre a melhor meia a usar. Chame no WhastApp: (11) 97316-9546 e fale com as nossas fisioterapeutas especialistas.


MAIS LIDAS

Os benefícios e os cuidados de praticar o alongamento

7 alimentos que combatem a ansiedade

Remédios para dormir podem levar à depressão e pressão alta

Afinal, quais os benefícios da drenagem linfática manual?

Saiba porque espreguiçar é tão bom 

Brutus acompanha (com atenção) sessão de Drenagem Linfática




Dra. Diamani Caran (CREFITO-7-6363-F) é Fisioterapeuta Ortopédica, Traumatológica e Dermato Funcional e Dra. Pâmela Bulgarelli é Fisioterapeuta Reumatológica e Dermato Funcional (CREFITO-3/109947-F), ambas diretoras da Inovar Saúde.

Imagem: Reprodução/Divulgação.



SE INSCREVA NA NEWSLETTER E RECEBA NO SEU E-MAIL AS NOVIDADES DO BLOG SAÚDE ETC E TAL!