Um simples passeio com seu dog pode trazer muitos benefícios para a sua saúde

Um simples passeio com seu dog pode trazer muitos benefícios para a sua saúde

Ser sedentário significa que você não faz atividade física suficiente no seu dia a dia, ou seja, você não movimenta seu corpo durante pelo menos 30 minutos, 3 vezes por semana. E isso pode afetar muito a sua vida!

O sedentarismo está ligado direta ou indiretamente às causas ou piora de doenças como cardiopatias, diabetes, osteoporose, obesidade, alguns tipos de câncer, entre outras.

Uma das desculpas mais frequentes para não fugir do sedentarismo é a falta de tempo, mas atividades do cotidiano podem te ajudar a se tornar um indivíduo ativo.

Vamos dar algumas dicas para ajudar a melhorar sua saúde mudando apenas alguns hábitos:

- Faça tarefas domésticas: Atividades com duração mínima de 10 minutos (lavar louça, varrer a casa, etc) podem ajudar a atingir os 30 minutos recomendados ou até mais.

- Ande um pouco mais: Quando sair de casa, tente estacionar o carro em um lugar mais distante do local aonde você pretende ir. Isso fará com que naturalmente você ande mais, sem grandes esforços. Tentar ir a pé até a padaria, mercearia, lugares próximos a sua casa, também ajuda muito nessa mudança de hábitos. 

- Aposte na bicicleta: Você pode trocar o carro por bicicleta para ir ao trabalho. Achou muito radical? Use essa alternativa para lugares mais próximos, como padaria, farmácias, feiras, etc.

- Comece a fazer caminhada: Caminhar é uma ótima alternativa para quem não gosta de academia. É uma atividade simples, que pode ser feita em qualquer local e sem grandes níveis de dificuldade. 

- Dance: Além de ser uma excelente atividade física, a dança é lúdica, motivacional e integrativa. 

- Faça alongamentos: A cada hora pare um pouco e estique seu corpo! Faça movimentos leves, que não provoquem dor, mantenha durante 30 segundos e repita duas vezes. 

- Suba e desça escadas: É um ótimo jeito de se exercitar sem ter que ir a algum lugar para isso. Substitua elevadores, escadas rolantes pela boa e velha escada. Pode ir mudando o hábito aos poucos, vale começar com um andar e ir aumentando com o passar do tempo.

- Levante para ligar e desligar a televisão: Guarde o controle remoto e obrigue-se a levantar para cumprir essa ação! E não combine televisão com comida, se tiver fome ou sede, caminhe um pouco para buscar o que deseja, dando preferência para comidas saudáveis. 

- Leve seu animal de estimação para passear: Dê uma volta de pelo menos 30 minutos com seu bichinho. Opte por locais planos e mantenha um ritmo das passadas. Sua saúde e a dele agradecem!

- Persista: É normal que no início algum imprevisto desvie o foco de cumprir seu objetivo, mas não desanime! Se não deu para fazer o que tinha sido proposto, tente novamente depois. Para criar um novo hábito, é preciso investir tempo e paciência. Não seja tão exigente consigo!


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Autoras: Diamani Caran e Pâmela Bulgarelli, diretoras da Inovar Saúde.

Imagem: Divulgação. 



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